05/01/2015

Ronaldo Fraga Lança Livro sobre a Chita

 
A Chita vira livro

“Estampas falam, cores suspiram... mas só a chita canta e dança.” É dessa forma poética que o estilista Ronaldo Fraga qualifica esse tecido tão brasileiro, feito de algodão, com estampas de cores fortes, geralmente florais, e trama simples. Utilizada por ricos e pobres e difundida por todo o país, sua “família” chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na segunda metade do século XIX, quando a indústria têxtil nacional crescia consideravelmente. Para resgatar a história da chita, este tecido tão brasileiro e democrático, a escritora e ilustradora alemã Anna Göbel convidou o estilista Ronaldo Fraga para dar voz à chita nesse lançamento da Autêntica Editora, para leitores de todas as idades. 
As imagens exploram a diversidade de cores e formas, padrões e texturas da chita em figuras e cenários de festas populares como o maracatu, as festas juninas, as danças e os folguedos populares. 

A narrativa é toda em primeira pessoa, feita pela própria chita, que explica sua origem e a origem de seu nome, fala de seus “antepassados”, originários da Índia na Idade Média e conhecidos como chintz. Da variação dessa nomenclatura, nasceu aqui a chita, com novas padronagens, contornos em preto e cores vivas e variadas. Aqui, também, a família cresceu, com o surgimento do chitão, com flores grandes, e da chitinha, com flores miúdas.

O resultado é um brinde à cultura e à identidade nacional, numa homenagem a um tecido que é também uma expressão de brasilidade.
Título: Uma festa de cores
Autores/ilustradores: Anna Göbel e Ronaldo Fraga
Número de páginas: 48
Formato: 22 x 24.6 cm
Preço: R$ 49,00
Indicação leitora: a partir de 8 anos
ISBN: 978-85-8217-525-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário